"É preciso subverter o discurso cinzento e tecnocrático e recuperar a força primordial da palavra"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
22-06-2017

José Carlos de Vasconcelos assina, em editorial do Jornal de Letras, um texto a que chamou "O Prémio Camões a quem o merece...". Nele, JCV escreve: "De quantos escritores se pode dizer que, meio século após a sua publicação, tiveram assim assinalados, ‘festejados’, dois livros seus, que continuam a ser lidos?". Lembrando que estes dois livros "não podem fazer esquecer ou minimizar toda a obra subsequente do escritor – vasta, valiosa e multifacetada", JCV afirma: "Não há poeta português, creio eu – pelo menos hoje (...) mais camoniano do que Manuel Alegre", para concluir que "também por isso foi muito justo e oportuno este prémio."
Leia o editorial de José Carlos de Vasconcelos AQUI Ler mais

Na Assembleia da República por ocasião do Prémio Camões 2017
09-06-2017

Todas as bancadas parlamentares aplaudiram de pé Manuel Alegre, após aprovação por unanimidade de voto de saudação da AR a Manuel Alegre "seu par", agora consagrado "como um nome maior das letras portuguesas". O voto destaca que "em Manuel Alegre, a Cultura, a Cidadania e a Política unem-se numa coerência de liberdade, criatividade e patriotismo". Ler mais

08-06-2017 RTP

Manuel Alegre venceu o Prémio Camões 2017, foi anunciado hoje na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Um prémio instituído pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988 e que é atribuído aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa.
Ler mais