Vi o meu país a arder, sei que morreram cem pessoas em quatro meses e não consigo ficar calado.
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Manuel Alegre recebe título de cidadão honorário de Pádua
19-04-2010 Lusa

O escritor Manuel Alegre ficou muito sensibilizado com o título de cidadão honorário da cidade italiana de Pádua, que lhe será hoje atribuído "em reconhecimento ao poeta e ao combate pela liberdade". "O presidente do Município vai-me conferir o selo de Pádua e atribuir-me o título de cidadão honorário de Pádua, como reconhecimento ao poeta e ao combate pela liberdade", disse à agência Lusa o ex-deputado socialista.

"Um reconhecimento destes é sempre importante", considerou Manuel Alegre, por se tratar de "uma cidade tão antiga como Pádua, com as tradições que tem, inclusivamente de liberdade". O candidato à presidência da República salientou que a cidade de Pádua foi, há muitos séculos, um centro de pensamento livre, de revolução científica na Europa e onde está sepultado Santo António de Lisboa. "Por tudo isto, ser cidadão honorário de Pádua é algo que me deixa muito sensibilizado", afirmou.

Manuel Alegre deslocou-se a Pádua para assistir hoje à inauguração de uma cátedra com o seu nome na Universidade da cidade. A disciplina ficará integrada no departamento de Românicas da Faculdade de Letras e Filosofia. Na Universidade de Pádua são ministrados cursos de Língua Portuguesa e de Literatura Portuguesa e Brasileira.

Terça-feira o autor português desloca-se à Universidade de Ca'Foscari, em Veneza, onde participa num encontro sobre poesia.