Nós voltaremos sempre em maio
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Dias 12 e 13 de Abril
Manuel Alegre é homenageado em Itália
09-04-2015

Manuel Alegre será o convidado especial do encontro Poetry Vicenza, Itália, no domingo à tarde, dia 12 de abril. Trata-se de um encontro de poesia contemporânea e música, promovido pela Intesa Sanpaolo, pelo Município de Vicenza e pela Associação TRHEARTSBOX de Veneza, em colaboração com a Cátedra Manuel Alegre da Universidade de Pádua e com o Departamento de Estudos Linguísticos e Comparados da Universidade CA Foscari de Veneza. Na segunda-feira, dia 13, será a vez de a Universidade de Pádua celebrar os 50 anos de “Praça da Canção” (ver notícia sobre Pádua AQUI).

Recordamos que Manuel Alegre tem desde 2010 uma cátedra com o seu nome na antiga e prestigiada universidade de Pádua.

Várias obras de Manuel Alegre, em poesia e prosa, têm sido editadas em língua italiana, como Canto Atlantico, em 1997, L’Uomo del Paese Azzuro, em 1999, Nada está escrito (pequena edição de cinco poemas de Manuel Alegre na colecção “Collana diversinversi”, em 2007, cinco anos antes da edição portuguesa do livro com aquele nome), Cane come Noi, em 2008, Il Quadrato, em 2009, Una Stella, em 2010 e A Sombra, em 2013, para além da presença sistemática em antologias poéticas, desde La Nuova Poesia Portoghese, de 1975, até Poeti Portoghesi Contemporanei, de 1999, Inchiostro Nero Che Danza Sulla Pagina, de 2002 e Canto un Mondo Libero - Poesia - Canzone per la Libertá, de 2013. (ver referências completas de todas estas edições AQUI)

A sessão de homenagem a Manuel Alegre em Vicenza, que terá lugar no domingo, dia 12 de abril, pelas 18.30, na Galeria do Palácio Leoni Montanari, é organizada por Sandra Bagno e Giulia Lanciani, profundas conhecedoras da obra poética do autor e responsáveis por traduções da mesma em língua italiana. A sessão terá acompanhamento de guitarra portuguesa por Marco Poeta e seu conjunto musical.

O director artístico de Poetry Vicenza é Marco Fazzini, um especialista da ligação entre poesia e música, que incluiu Manuel Alegre ao lado de Bob Dylan e Wole Soyinka, entre outros, em “Canto un mondo libero”, editado em 2013.

Veja AQUI a versão, em língua italiana, tradução de Giulia Lanciani, do poema de Manuel Alegre “Espuma”, incluído no livro “Doze Naus”, edição das Publicações Dom Quixote de 2007.

Veja AQUI a versão, em língua italiana, tradução de Sandra Bagno, do poema de Manuel Alegre de “Balada dos Aflitos”, incluido no livro “Nada está escrito”, edição das Publicações Dom Quixote de 2012.

Documentos
Documento em formato application/pdf Recorte "La poesia che lotta", IL GIORNALE DI VICENZA, 11.4.2015 390 Kb