Vi o meu país a arder, sei que morreram cem pessoas em quatro meses e não consigo ficar calado.
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
MUPI inovador de Manuel Alegre criado por empresa aguedense
22-04-2015 Região de Águeda

A empresa aguedense Amop Synergies fabricou um mupi Praça da Canção – Manuel Alegre, alusivo à celebração dos 50 anos da primeira edição de Praça da Canção. O Mupi permite aos visitantes terem acesso através do smartphone a uma entrevista com o poeta sobre a Praça da Canção e a vídeos sobre a obra de Manuel Alegre.

“Foi aplicada tecnologia de realidade aumentada, a qual permite disponibilizar conteúdos tipo holograma, possibilitando instalar e interagir com o aplicativo, ficando na presença de um avatar, ou anfitrião digital, bastando apontar a câmara do smartphone ao cartaz do mupi”, explica Fernando Marques, responsável da Amop.

O mupi – que cruza o design de equipamento com as novas tecnologias multimédia e realidade aumentada – insere-se na colecção de equipamento urbano da Amop e está vocacionado para a valorização do património da cidade, da cultura e dos monumentos. “Permite a criação de um roteiro turístico e histórico-cultural interactivo, parques temáticos onde encontramos figuras históricas, poetas emblemáticos, artistas notáveis e demais animações representativas de cada país o município, que se materializam holograficamente diante dos nossos olhos”, refere ainda o empresário aguedense. Na cerimónia, Gil Nadais elogiou a parceria do município com a empresa e que resultou na criação deste mupi. “O betão aliado às novas tecnologias”, sublinhou Nadais.