Nós voltaremos sempre em maio
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Manuel Alegre:
“Maria Barroso é daquelas pessoas que não morrem"
07-07-2015 Lusa

O dirigente histórico socialista Manuel Alegre destacou hoje Maria de Jesus Barroso como "grande figura da luta pela liberdade" e da cultura, considerando que foi primeira dama mesmo antes de Mário Soares ser eleito Presidente da República. "É uma notícia muito triste embora Maria Barroso seja daquelas pessoas que não morrem. A sua vida foi tão intensa e tão inspiradora que deixa para sempre uma marca naqueles que com ela privaram de perto", referiu à agência Lusa Manuel Alegre, num depoimento em que recorda ter conhecida a mulher do ex-Presidente da República Mário Soares em meados dos anos 60, em Paris, quando estava no exílio.

O ex-candidato presidencial e membro do Conselho de Estado salientou depois a sua ligação a Maria de Jesus Barroso em "muitos combates na resistência.

"Foi uma voz libertadora no teatro, na poesia, divulgando os poetas e participando ela própria na ação política, nomeadamente no último congresso democrático em Aveiro. Ela acompanhou sempre Mário Soares, mas teve sempre o seu espaço próprio. Foi ela própria uma grande figura pela liberdade e da cultura portuguesa", frisou Manuel Alegre.

Para Manuel Alegre, Maria de Jesus Barroso "foi sempre uma primeira dama, mesmo antes de Mário Soares ter sido eleito Presidente da República" em 1986.

"Para mim, foi uma querida amiga que nunca esquecerei, cujo exemplo e inspiração estarão sempre presentes comigo. Desde que ela adoeceu, tenho acompanhado a situação. E quero aqui deixar um abraço muito sentido ao Mário Soares, aos seus filhos Isabel e João, e aos netos", acrescentou Manuel Alegre.