Nós voltaremos sempre em maio
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores atribuído a Manuel Alegre
17-03-2016 Lusa e SPA

O Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) é entregue ao escritor Manuel Alegre no dia 20 de maio, numa cerimónia em Lisboa, nas instalações daquela entidade. Referindo-se ao autor de “Praça da Canção” e "O Canto e as Armas", a SPA afirma em comunicado que é um "dos nomes mais destacados da vida literária, cívica e política portuguesa, desde meados da década de sessenta do século passado".

Em comunicado, a SPA recorda a estreia de Manuel Alegre com a publicação de "A Praça da Canção" em 1965. Nessa época, o autor encontrava-se na Guerra Colonial em Angola, tendo sido detido pela PIDE. Vários poemas de "A Praça da Canção" foram musicados e cantados por nomes como Adriano Correia de Oliveira. Esse livro tornou-se assim, diz o comunicado da SPA, "um dos símbolos da luta dos Portugueses contra a ditadura de Salazar e Caetano. Também esse facto foi tido em conta na escolha do nome de Manuel Alegre para receber a mais alta distinção anual da SPA em 2016."

Deputado durante décadas e duas vezes candidato à Presidência da República, Manuel Alegre é cooperador da SPA e uma das figuras mais activas da vida cultural e política portuguesa, integrando importantes júris literários e tendo vários livros distinguidos em Portugal e no estrangeiro.