Nós voltaremos sempre em maio
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Presidente da República entrega prémio a Manuel Alegre no dia 25 de Abril
19-04-2016 Lusa

O Prémio Vida Literária 2015/1016 é entregue no dia 25 de Abril, ao escritor Manuel Alegre, em Lisboa, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE), que instituiu o galardão. A cerimónia, à qual preside o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai realizar-se no salão nobre da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, pelas 18:30.

O nome do distinguido foi anunciado em março, tendo sido uma escolha "unânime" da direção da APE, que teve em consideração "o longo percurso literário do autor, de um tempo prévio a ‘Praça da Canção’”. Na altura, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o autor pelo prémio atribuído pelos seus pares, recordando, numa mensagem, que “Manuel Alegre marcou, como poucos, a literatura e a política do seu tempo”. “’Praça da Canção’ e ‘O Canto e as Armas’ conquistaram uma dimensão singular na poesia portuguesa: poemas empenhados, poemas de uma geração, passaram de mão em mão, muitas vezes em edições clandestinas. Muitos deles foram cantados pelos nomes cimeiros da canção de intervenção, tornando-se conhecidos de todos”, lia-se na nota de felicitações publicada no sítio na internet da Presidência da República.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa lembra Manuel Alegre como “poeta da resistência”, que continuou já em democracia a “publicar poemas que se mantêm fiéis a um diálogo intenso com a História”. “Uma vida cívica que foi sempre também uma vida poética”, remata o texto de felicitações do Presidente da República.

Nas doze edições anteriores do Prémio Vida Literária da APE, foram distinguidos Miguel Torga, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Óscar Lopes, José Cardoso Pires, Eugénio de Andrade, Urbano Tavares Rodrigues, Mário Cesariny de Vasconcelos, Vítor Aguiar e Silva, Maria Helena da Rocha Pereira, João Rui de Sousa e Maria Velho da Costa.

Manuel Alegre, que tem recebido vários prémios literários nacionais e internacionais ao longo de mais de meio século de escrita, também é distinguido, no próximo dia 22 de maio, com o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.