Vi o meu país a arder, sei que morreram cem pessoas em quatro meses e não consigo ficar calado.
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
42 anos após o regresso do exílio
Manuel Alegre é homenageado pelo Município de Lisboa
29-04-2016

Manuel Alegre recebe no dia 2 de maio de 2016 a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa, que lhe foi atribuída por deliberação unânime da Câmara no passado dia 13 de abril. Nesse mesmo dia, há 42 anos atrás, Manuel Alegre regressou do exílio, acompanhado por Piteira Santos, tendo sido recebido no aeroporto de Lisboa por Francisco Ramos da Costa, Maria Lamas e Sottomayor Cardia. A cerimónia decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 18.30, com a presença de José Carlos de Vasconcelos, que apresentará a obra de Manuel Alegre, de Maria do Céu Guerra, que lerá poemas do autor, e do Presidente da Câmara, Fernando Medina, autor da proposta.

A distinção aprovada pelo Município, que é a mais alta, considerou "o reconhecido mérito de que Manuel Alegre tem sido alvo no âmbito nacional e internacional", bem como "a importância, também para a cidade de Lisboa, do seu combate pela democracia e pela liberdade, bem como da totalidade da sua obra literária, em especial da poesia em que Lisboa surge com destaque".

Manuel Alegre, segundo a proposta aprovada, tem ainda “uma grande ligação ao fado de Lisboa, património imaterial da humanidade, tendo sido cantado, para além de Amália Rodrigues, por Carlos do Carmo e João Braga, entre muitos outros.”