Nós voltaremos sempre em maio
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Presidente da República anunciou:
Manuel Alegre vai receber a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada
21-05-2016 com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que vai condecorar o histórico socialista Manuel Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada, um "ato de justiça" a uma "voz de liberdade e consciência nacional". O anúncio foi feito ontem, na cerimónia na qual a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) celebra o Dia do Autor. Ao entregar o prémio de consagração de carreira da SPA ao escritor Manuel Alegre, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o histórico socialista "é uma voz de liberdade e uma voz de consciência nacional", "uma voz independente, indomável, rebelde, insuscetível de integração em categorias ou classes".

"O Presidente da República também aqui deve praticar um ato de justiça. E um ato de justiça traduz-se em dizer que decidiu condecorar Manuel Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada", afirmou.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o histórico socialista "é verdadeiramente único e singular", destacando "o sentido de Estado que muitas vezes vai sendo raro" em Portugal num homem onde "não é possível separar a literatura da vida".

Os elogios a Manuel Alegre vindos do Presidente da República - com quem já tinha estado, no 25 de Abril, quando o escritor recebeu o prémio Vida Literária - somaram-se: "uma voz independente, indomável, rebelde, insuscetível de integração em categorias ou classes".

Na opinião do chefe de Estado, "Portugal também foi grande e é grande porque Manuel Alegre é português".