"Corri riscos, estive com pessoas que pertencem à História. Tudo isso fez de mim aquilo que sou."
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Poesia Livre em Santo Tirso homenageia Manuel Alegre
19-03-2017 Sítio da CM de Santo Tirso

Entre 9 e 26 de março, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove mais uma edição da “Poesia Livre”. “E o grito se fez verbo” dá o mote à iniciativa, que conta com um programa recheado de atividades, tais como exposições, declamação de poemas, recitais de poesia e oficinas criativas.
Manuel Alegre será o homenageado, um dos poetas mais populares e interventivos de Portugal. O autor será protagonista de uma sessão solene na Câmara Municipal de Santo Tirso, no dia 25 de março, pelas 21h30. Manuel Alegre será apresentado pelo professor José Ribeiro Ferreira.

“Esta é uma iniciativa que abraçamos com grande entusiasmo. Após 40 anos sobre a conquista de abril, e no âmbito de um evento que é denominado “Poesia Livre”, é justo prestar tributo a Manuel Alegre, o poeta de combate mais cantado pelos músicos portugueses de intervenção. A sua poesia foi um hino à liberdade, transformando cada palavra num símbolo de esperança e de força para aqueles que resistiam, com persistência e sofrimento, à repressão que se vivia em Portugal antes do 25 de abril”, explica Joaquim Couto, Presidente da Câmara.

“E o grito se fez verbo” é o mote para a edição de 2017, tema que apela à cidadania, aos valores e à sociedade em geral, envolvendo escolas, universidades seniores e diferentes associações do concelho.

Marcado pelo seu caráter ecléctico, o programa contará com dezasseis dias de diferentes atividades, entre exposições, declamação de poemas, recitais de poesia, oficinas criativas, palestras e um peddy paper literário. No dia 21 de março há poesia no comboio numa viagem de Santo Tirso até ao Porto dinamizada pelos alunos da Escola Básica da Ponto.