Espero merecer a honra que me concederam e continuar a rimar o meu poema com a minha vida.
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Terça-feira, 2 de outubro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa atribui doutoramento Honoris Causa a Manuel Alegre
25-09-2018 Comunicado de imprensa da UL - Faculdade de Letras

A Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Letras, vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a Manuel Alegre, no próximo dia 2 de outubro, pelas 15h00, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. Segundo o comunicado de imprensa da UL, "a atribuição do grau é fundamentada com o reconhecimento do papel da poesia de Alegre, que se constitui um marco 'do que de melhor o género lírico em Portugal apresenta desde a década de sessenta de novecentos até ao presente'.

Na fundamentação apresentada para a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Manuel Alegre, acrescenta o counicado, "é ainda referido que os núcleos temáticos centrais da sua obra constituem 'um húmus que fundamenta a memória portuguesa, mas também universal, de uma obra literária que luta contra o apagamento da História e da questionação interior do sentido mais depurado do Homem'.

"A prosa de Manuel Alegre", prossegue o comunicado, "pela reflexão sobre temas que levanta na sociedade portuguesa, nomeadamente, a formação da autoconsciência, a experiência da Guerra Colonial e do exílio, ou a luta contra a ditadura, são, também, referenciados para a atribuição do prémio, assim como a sua vasta vida política e capacidade interventiva."

Na cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Manuel Alegre, o elogio ficará a cargo da Professora Catedrática da FLUL Paula Morão, o ator Diogo Dória declamará um excerto da poesia de Manuel Alegre, e Cristina Branco marcará presença no momento musical.

Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu a 12 de Maio de 1936, em Águeda. Estudou em Lisboa, no Porto e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Dirigente histórico do Partido Socialista desde 1974, foi vice-presidente da Assembleia da República, de 1995 a 2009, e membro do Conselho de Estado.

A sua vasta obra literária, que inclui o romance, o conto, o ensaio, mas sobretudo a poesia, tem sido amplamente difundida e aclamada. Foram-lhe atribuídos os mais distintos prémios literários, entre outros, o Grande Prémio de Poesia da APE-CTT, o Prémio Pessoa em 1999, o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e o Prémio Camões em 2017.

Manuel Alegre é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Pádua desde 2017.

Veja a biografia de Manuel Alegre AQUI