"Na televisão, os comentadores de futebol substituíram grandes figuras da literatura portuguesa"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Manuel Alegre oferece 250 exemplares de "Alma" aos alunos do 12º ano em Águeda
20-11-2019 SIC Notícias e Jornal da Bairrada

Manuel Alegre quis oferecer "Alma" aos alunos da cidade onde nasceu. Foram 250 exemplares de um dos livros mais vezes editado do autor, um romance inspirado na Águeda da sua infância, entregues pessoalmente aos alunos do 12º ano. O poeta defendeu a necessidade de leitura, apesar de também ele "ir ao google", e uma escola pública exigente e de qualidade.
Veja a reportagem da SIC Notícias AQUI

Esta iniciativa enquadrou-se nas comemorações do 10.º aniversário da Biblioteca Manuel Alegre, de que é patrono e desenrolou-se nos dias 15 e 16.

O escritor aguedense começou o périplo pela sua cidade, no dia 15, na Escola Secundária Marques de Castilho, onde ofereceu os 250 exemplares do romance "Alma", atualmente na 16.ª edição, publicada em abril de 2019, com um texto introdutório da autoria de Mário Soares, que aponta "Alma" como “um grande romance: é a história de uma terra de província, num dado momento histórico, com as suas personagens, o seu ritmo, as paisagens, o rio, os animais, especialmente os peixes e os pássaros, e um certo halo nostálgico da infância, recriada por uma memória intacta, límpida, selectiva, precisa nos mais ínfimos pormenores”.

No sábado, no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, foram exibidos os diplomas do Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Pádua e do Prémio Camões, atribuídos ao Poeta em 2017, que Manuel Alegre ofereceu à autarquia local e que, agora, passarão também a estar patentes na biblioteca.

Nesse mesmo dia, também na Biblioteca Municipal, foi feita pelo ensaísta e crítico literário Paulo Sucena, a apresentação de “Os Sonetos”, a antologia que reúne grande parte dos sonetos de Manuel Alegre, publicada no passado mês de setembro.