"A grande poesia não cabe num tweet"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
"Quando" editado em Itália
05-05-2023 https://www.homoscrivens.it/product-page/quando-manuel-alegre

Quando, de Manuel Alegre, editado em 2020, em plena pandemia, acaba de ser editado em Itália, com tradução de Maria Luisa Cusati, profunda conhecedora da obra do poeta. A edição é da Homo Scrivens, editora napolitana, que o apresenta como "um livro de poemas que questiona a nossa existência. É um testemunho sentido de Manuel Alegre sobre a vida, o mundo e a própria poesia."

Graças a estes versos, segundo a editora, "o leitor é confrontado com o tempo: o passado, ou com as experiências; o tempo presente, que é um tempo fechado; e as incertezas que nos esperam no horizonte, ou seja, o tempo que está por vir. Aqui está a vida de todos nós. Aqui Alegre envolve, com referências explícitas, poetas e escritores do calibre de Homero, Virgílio, Dante, Camões e Shakespeare, mas também Bob Dylan, e conta-nos à sua maneira personagens como Mandela e Estaline e factos históricos como a guerra, maio de 1968 e a América hoje."

Manuel Alegre recebeu em 2021, pelo livro Quando, o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, atribuído pela Câmara Municipal de Faro.