"A Democracia não se faz com demagogos e oportunistas, faz-se com cidadãos"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
“Passos Coelho está a tornar-se um político muito perigoso”
02-09-2013 Lusa

Manuel Alegre disse hoje que o primeiro-ministro está a tornar-se um "político muito perigoso" e apelou a uma intervenção rápida do Presidente da República para evitar "uma grave degradação do nosso sistema político democrático". "Com os seus repetidos ataques ao Tribunal Constitucional (TC) e agora ao Presidente do TC, o primeiro-ministro revela falta de cultura democrática e está a pôr em causa o próprio Estado de Direito (...) e também o regular funcionamento das instituições democráticas", afirmou Manuel Alegre, considerando tratar-se "de uma pressão inadmissível” que atinge “a própria honorabilidade do Presidente do TC”.

"Maioria absoluta não é poder absoluto", afirmou Alegre, que considera que Passos Coelho "está a confundir" a maioria parlamentar absoluta de PSD e CDS-PP com poder absoluto.

"É nesse sentido que digo que ele está a tornar-se um político muito perigoso. Se não houver uma intervenção rápida do Presidente da República para pôr cobro a esta situação, vamos assistir a uma grave degradação do nosso sistema político democrático", alertou. Os partidos políticos e sobretudo as forças da oposição devem, segundo Manuel Alegre, pedir uma "intervenção urgente ao Presidente da República para pôr cobro a este ataque repetido e insistente ao TC, um órgão fundamental no equilíbrio no Estado de direito e no funcionamento da nossa democracia”.