"A grande poesia não cabe num tweet"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Manuel Alegre presta homenagem a Júlio Montalvão Machado
27-06-2012

"Profundamente comovido, escreve Manuel Alegre, "presto homenagem a Júlio Montalvão Machado, ao resistente antifascista, ao fundador do PS, ao cidadão exemplar e ao querido amigo que num momento difícil, com muita coragem me prestou a sua ajuda para escapar da PIDE. Sentidas condolências à sua família e aos socialistas de Chaves."

“Foi ele o último que me viu” antes de partir para o exílio, recordou Manuel Alegre na visita que fez a Chaves na última campanha presidencial, em Janeiro de 2011. Júlio Montalvão Machado, fundador do Partido Socialista, fez toda a arruada ao lado de Manuel Alegre, que fez questão de lembrar o dia de Julho de 1964 em que “na quinta dele, que faz fronteira com Espanha, por um ribeiro” partiu para o exílio, de onde só regressaria em Maio de 1974.

Oftalmologista de profissão, Júlio Montalvão Machado foi um dos fundadores da Acção Socialista Portuguesa e, depois, do Partido Socialista. Fez parte da Comissão Nacional e da Comissão Directiva do PS, tendo exercido todas as funções partidárias em Vila Real, distrito de onde era natural. Foi presidente honorário da Federação Distrital do PS de Vila Real, governador civil de Vila Real (1974-1975), deputado (1979-1980) e presidente da Assembleia Municipal de Chaves (1993-2001).

Perseguido pelo regime do Estado Novo, Júlio Montalvão Machado só viria a ser autorizado a exercer funções profissionais no Serviço Nacional de Saúde após o 25 de Abril de 1974. Faleceu no dia 25 de Junho, aos 83 anos.