Nós voltaremos sempre em maio
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Por causa do Acordo Ortográfico
Manuel Alegre com a Academia de Ciências no Parlamento
06-02-2017

Manuel Alegre integra a delegação da Academia de Ciências de Lisboa que vai ser ouvida pela Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, amanhã pelas 15.00, sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A delegação é composta por Anselmo de Oliveira Soares, Presidente da Academia de Ciências, Martim de Albuquerque, Manuel Alegre e Ana Salgado.
Manuel Alegre manifestou-se, em 2008, como deputado, contra a proposta de resolução que aprovou o Acordo Ortográfico,porque, como escreveu na altura na sua declaração de voto, “nenhum acordo poderá unificar uma língua cuja riqueza reside na sua diversidade” e porque "a língua é feita pelos povos, pelos poetas e pelos escritores, não por via burocrática ou diplomática".
Veja a declaração de voto de Manuel Alegre AQUI

Agora é a própria Academia de Ciências, de que Manuel Alegre é membro, que vem retomar o debate. O Acordo Ortográfico de 1990 “é um problema científico e não político”, afirmou recentemente o seu Presidente, que gostaria de ver esta questão resolvida e de "pôr fim à instabilidade ortográfica” aberta pelo Acordo.