"A grande poesia não cabe num tweet"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Discurso Directo
> Discurso Indirecto
Manuel Alegre justifica apoio a Ana Gomes
"A minha opção"
09-11-2020

Faço um balanço positivo da forma como o Presidente da República tem exercido o seu mandato. Não esqueço a sua amizade e generosidade em relação a mim. Mas a saúde da democracia precisa de escolhas e alternativas claras. Marcelo e eu não somos da mesma família política. A minha, na próxima eleição presidencial, está representada por Ana Gomes.

Por isso, uma vez que a direcção do PS não optou por nenhum candidato, venho declarar o meu apoio a Ana Gomes, cuja candidatura é uma afirmação de autonomia política socialista que desde sempre defendi. Mas não só. Apoio Ana Gomes pela sua coragem, pela sua brilhante carreira profissional, pelo seu excepcional contributo à causa de Timor Leste, pelo rigor e desassombro com que desempenhou as funções de eurodeputada, pela frontalidade com que tem lutado pela causa da transparência, contra a promiscuidade entre negócios e política. Mas também pelo seu patriotismo, pelo seu sentido de Estado, pela minha convicção de que, tal como fez como diplomata, saberá sempre defender “os valores permanentes de Portugal”.

Finalmente: porque é uma mulher da esquerda democrática que não teme as causas difíceis. Há quem se incomode com o seu estilo. O país precisa de quem saiba incomodar os interesses instalados, os corruptos, os oportunistas, os que, de um modo ou de outro, contaminam a vida pública.

Sei que Ana Gomes saberá enfrentar o populismo e a extrema-direita e lutará sempre para fortalecer a democracia e o Estado Social.